Parteiras e profissionais de saúde participam de encontro promovido pelo Grupo Curumim

Parteiras tradicionais, Agentes Comunitários (ACS) e profissionais de saúde estão reunidas no município de Gurupá, no Pará, para o Encontro Regional de Parteiras Tradicionais: Inclusão e Melhoria da Qualidade da Assistência ao Parto e Nascimento Domiciliar no SUS. O evento é realizado pelo Grupo Curumim, com parceria da Associação de Parteiras de Gurupá e das secretarias de Saúde do Pará e do município de Gurupá e apoio do Ministério da Saúde.

O encontro começou hoje (03) e vai até a próxima quarta-feira (07). O objetivo é fortalecer o vínculo entre as parteiras e os profissionais de saúde, dando continuidade as ações do Programa Trabalhando com Parteiras Tradicionais, que já realizou capacitação com as parteiras da região no ano de 2001.

Dados de 2009 apontam que, em todo o Brasil, cerca de 30 mil crianças nascem em casa. Somente na região norte, são cerca de 15.600 nascimentos domiciliares. O Pará possui mais de 1200 parteiras cadastradas pela SESPA.

O Grupo Curumim desenvolve o Programa Parteira, que propõe e incide nas definições de políticas públicas de saúde para a inclusão do parto domiciliar assistido por parteiras tradicionais no conjunto da atenção integral à saúde da mulher no Brasil.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: