Parteira Tradicional pode se tornar Patrimônio Vivo de Pernambuco

Foi divulgada esta semana a lista dos participantes do VII Concurso Público do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco, promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) e Secretaria Estadual de Cultura. Entre os concorrentes, está a parteira Maria das Dores da Silva, conhecida como Dora Parteira, índia Pankararu, da aldeia Brejo dos Padres da Terra Indígena Pankararu, localizada na fronteira dos municípios de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia.

“É um reconhecimento do que representa a comunidade Pankararu e a valorização da sua tradição. Dôra faz com que o povo Pankararu se sinta feliz em nascer em sua própria terra. Pernambuco tem que reconhecer isso, proteger e retribuir, até porque é uma questão de justiça”, declarou a coordenadora do Programa Parteira do Grupo Curumim, Paula Viana.

Dôra conta ter realizado mais de 500 partos em sua vida, utilizando seus conhecimentos indígenas de cuidados com o corpo (da mãe e do bebê), de elaboração de remédios do mato e de rezar e cachimbar estabelecendo contato com os Encantados, entidades sobrenaturais protetoras dos Pankararu. Em 2009, foi convidada a falar de sua atuação como parteira em um evento internacional para troca de experiências, promovido pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), no Equador.

Ao todo, 59 pessoas físicas e jurídicas de natureza cultural concorrem ao prêmio, que poderá agraciar até três vencedores. A data do resultado ainda será divulgada pela Secretaria Estadual de Cultura.

Advertisements
Comments
One Response to “Parteira Tradicional pode se tornar Patrimônio Vivo de Pernambuco”
  1. Arabela diz:

    É muito gratificante o trabalho das Parteiras Tradicionais,eu gostaria muito de participar do Evento no Amapá para essa troca de saberes mas é inviável por questões financeiras nosso Estado não banca nossa ida e volta e hospedagem. Se a Paula do Grupo Curumim conseguir eu iria.
    Gosto do Trabalho das Parteiras Tradicionais e estou escrevendo meu TCC sobre parteiras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: