Ofício de parteira de Pernambuco como bem imaterial

A solicitação do registro do Ofício da Parteira Tradicional como bem cultural de natureza imaterial está ganhando força também em outros estados brasileiros. A notícia chegou a São Paulo e foi citada pelo vereador Juscelino Gadelha.

“Somos totalmente a favor da decisão do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) de tornar o ofício das parteiras de Pernambuco patrimônio imaterial brasileiro”, afirmou o vereador, autor de vários pedidos de registro (tombamento) ao Conpresp – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.

O inventário sobre as parteiras,  que é um requisito para o título, foi realizado para resgatar e valorizar o trabalho das parteiras, ofício esse que resiste ao tempo. Devido à oralidade da técnica das parteiras, o conhecimento do ofício deve ser registrado em forma de livro, para que a prática não seja extinta com o passar dos anos. Além disso, o requerimento do registro é uma demanda da sociedade civil pelo emprego do instrumento legal de salvaguarda do Governo Federal, cujo objetivo principal é propiciar condições para a continuidade da transmissão desses conhecimentos e saberes de importância para a identidade nacional

A idéia partiu do Instituto Nômades, Grupo Curumim, Associação das Parteiras Tradicionais de Caruaru e Associação das Parteiras Tradicionais e Hospitalares de Jaboatão dos Guararapes, que catalogaram o trabalho de 220 parteiras no Estado em seis municípios.

Fontes: Juscelino Gadelha, Instituto Nômades e Grupo Curumim

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: