Parteiras do Amazonas recebem capacitação

Parteiras tradicionais e profissionais de saúde do município de Maués estão recebendo capacitação técnica durante toda essa semana. A ação é promovida em parceria pelo Grupo Curumim e as secretaria Municipal e Estadual de Saúde e vai até a quinta-feira (26), no Museu do Homem de Maués. Os cerca de 35 participantes terão informações sobre anatomia, fisiologia, incluindo sistema reprodutor feminino e masculino, a dinâmica do trabalho de parto, entre outros temas, e receberão o kit da parteira. A capacitação faz parte do programa “Parteiras Tradicionais: Inclusão e Melhoria da Qualidade da Assistência ao Parto Domiciliar no SUS”, desenvolvido pelo Grupo Curumim em parceria com o Ministério da Saúde, que propõe e incide nas definições de políticas públicas de saúde para a inclusão do parto domiciliar assistido por parteiras tradicionais no conjunto da atenção integral à saúde da mulher no Brasil.

Para a Coordenadora do Grupo Curumim, Paula Viana, é fundamental que as parteiras tradicionais tenham acesso às informações técnicas. “É importante que a parteira saiba identificar os riscos que uma grávida pode correr tanto no período da gestação como no momento do parto”, afirmou Paula, que também destaca a necessidade da articulação do trabalho desenvolvido pelas parteiras com a Atenção Básica dos municípios.

Durante a capacitação, será traçado um perfil das participantes, e essas receberão informações sobre direitos reprodutivos, a importância do pré-natal e cuidados durante a gestação, o trabalho de parto e o pós-parto.

Atualmente, existem 727 parteiras cadastradas no banco de dados da Secretaria de Saúde do Amazonas. Em todo o Estado, entre os anos de 2001 e 2008, o Programa Parteiras Tradicionais do Ministério da Saúde promoveu cursos e encontros para 253 parteiras tradicionais e 216 profissionais de saúde de municípios como São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Santa Isabel, Maraã, Fonte Boa, Tefé, Iranduba, entre outros.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: