Carta de apoio ao Curso de Obstetrícia da EACH-USP

Nós, mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), mães, profissionais das mais variadas áreas e entidades afins declaramos nosso apoio ao Curso de Obstetrícia da Escola de Artes e Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH-USP, que terá seu número de vagas reduzido e corre o risco, inclusive, de ser fechado, visto que o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) não reconhece a categoria e a USP por pressão e intimidação se posicionou em seu Relatório Estudos das Potencialidades, Revisão e Remanejamento de Vagas nos Cursos de Graduação da Escola de Artes e Ciências e Humanidades da USP considerando reduzir mais de 300 vagas, de diversos cursos.

Com indignação clamamos e lutamos contra esta ação, visto que o curso é o único no País a formar obstetrizes centradas nos cuidados integrais relacionados à saúde da mulher, especialmente em um momento único como o parto e nascimento de um filho, que é visto pelos atuantes deste ofício como algo fisiológico, próprio do corpo feminino, tendo a mulher como protagonista.

Uma formação desta magnitude é uma inovação, dado que o Brasil apresenta elevadas taxas de cesarianas eletivas, alcançado patamares como o 2º. País com os mais altos índices, seja no sistema público de saúde (cerca de 45%), ou no privado (cerca de 90%), mesmo a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendar um percentual de 15%, assim uma profissão centrada nas especificidades que uma gestante necessita é um ganho para a sociedade e para as futuras gerações, além do mais que já é uma vitória ter o Curso de Obstetrícia reaberto após 30 anos de sua exclusão, ocasionando cenários de violência institucional no atendimento ao parto e nascimento em várias regiões brasileiras, tratando os corpos femininos como templos do saber médico.

Pela continuidade do Curso de Obstetrícia da EACH-USP, pelo reconhecimento de nossas obstetrizes e pela arte de partejar!

Abaixo-assinamos,

Nome das entidades/grupos/coletivos/sites/blogs:

Blog A Bolsa da Doula – Patrícia Merlin

Blog Buena Leche Cláudia Rodrigues

Blog Parir é Natural – Carla Andreucci Polido

Blog Parto no Brasil Ana Carolina A. Franzon & Bianca Lanu

Blog Mamãe Antenada Pérola B.

Blog Mães EmpreendedorasVanessa Rosa

Blog MaternAtivaDenise Cardoso

ciadasmães

Gesta ParanáPatrícia Merlin

Grupo CurumimPaula Vianna

Hugo Sabatino

Kika de PanoBruna Leite

MamíferasKalu Brum

What Mommy NeedsCarolina Pombo

Yoga para GestantesAnne Sobotta

Advertisements
Comments
One Response to “Carta de apoio ao Curso de Obstetrícia da EACH-USP”
  1. O NEMS – núcleo de estudo mulher e saúde, sediado na Faculdade de Medicina da UFMG, vem a público se manifestar em APóio à luta da ESCOLA DE PARTEIRAS na USP e nos colocar-mos a disposição como parceiras , na multiplicaçao desta iniciativa ,no BRASIL, em 2012.
    Saudaçoes , profa Dra Anayansi Correa Brenes (coord Nems )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: