Encontro de parteiras e direitos

Núbia Melo
Socióloga e Sanitarista

Oficina com parteiras indígenas Pankararu

Como quem planeja, articula e executa com maestria, assim aconteceu o Encontro de Parteiras em Brasilia.

Quanta importância à notoriedade das injustiças que acompanham a ocupação de uma parteira!

Injustiça do sistema de saúde pelo descaso na assistência obstétrica que prestam às mulheres e pelo descaso para com a medicina tradicional e comunitária que praticam – via de regra por conhecerem a finalidade e o uso de tantas ervas medicinais, além de fazerem uso da força de cura que habita o Universo.

Injustiça e descaso com a falta de direitos no campo do trabalho, pois só a atividade doméstica, também própria da parteira, é capaz de exigir tanto esforço e dedicação sem qualquer remuneração ou seguridade social, com tamanho silêncio, descaso e negligência de quase toda a sociedade.

O Encontro de Parteiras deu visibilidade, instigou Brancaleones de várias cores e matizes, conquistou, assim, muitas/os e novas/os aliadas/os ao grupo daquelas e daqueles que estão envolvidos com a possibilidade de transformação da realidade atual.

Formou-se a Rede de Colaboração e Apoio que tem agora um mundo de tarefa e, à frente, um rastro de desafio a persseguir.

Que as parteiras saiam vitoriosas desse embate, que por incrível que possa parecer, além de político, parece passar pelo medo de que, conquistando alguns direitos, as parteiras possam retirar ganhos e feitos de alguma categoria profissional legalizada, pasmem. O controle e o poder que imperam e reinam absolutos nesse mundo caolho impedem essa mulheres, guerreiras, solidárias e companheiras, de conquistarem, assim, o lugar ao sol a que têm direito todas as pessoas que trabalham.

Parabéns ao Grupo Curumim e às parteiras! Muita garra e luz pela frente e sempre!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: