Parteiras e desenvolvimento humano

Em 2015 o Brasil deverá apresentar o resultado das metas traçadas para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Entre estas, estão a redução da mortalidade materna e da mortalidade infantil. Nestes campos, as mãos das parteiras tradicionais têm papel fundamental.

Os índices de mortalidade materna e neonatal em nosso país ainda se encontram em patamares elevados. Tais indicadores configuram uma situação de violação dos direitos humanos de mulheres e crianças e um grave problema de saúde pública, que atinge desigualmente as regiões brasileiras, com maior prevalência entre populações vulneráreis. O enfrentamento desses problemas exige o envolvimento e a articulação de diferentes esferas de governo, de organizações não-governamentais e de atores sociais na construção de diferentes estratégias e ações.

Segundo o Relatório Nacional de Acompanhando dos ODMs do governo, houve uma redução de 12,7% na mortalidade materna entre 1997 (61,2 óbitos para 100 mil nascidos) e 2005 (54,3 óbitos para 100 mil nascidos), mas o próprio relatório admite que há subnotificações. Nas regiões Norte e Sudeste houve redução da mortalidade materna, mas ela aumentou no Nordeste, no Centro-Oeste e no Sul no país, segundo o Unicef*.

Considerando a diversidade de modelos de assistência ao parto nas diversas regiões brasileiras é preciso incluir, cada vez mais, as parteiras neste debate. Por isso, vamos ressaltar neste blog o papel e o trabalho das parteiras neste processo de desenvolvimento social e de garantia de direitos.  Mensalmente contaremos com entrevistas com parteiras, além de artigos e um canal aberto para debate.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: